quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

  Após ver esta matéria muito interessante, resolvi postar por aqui para mostrar a grande diversidade que existe no mundo da coquetelaria. Espero que gostem.


Faça um tour pelo mundo: conheça os drinks típicos de cada país


Marcio Moraes
 
Olá meu amigo,
Você sabe que viagens temáticas são tendência mundial, não é? Roteiros históricos, culturais, artísticos. Os foodies, amantes da culinária, por exemplo, viajam o mundo atrás de pratos típicos de cada região. Imagine, então, correr o mundo para experimentar destilados, fermentados e todos os tipos de coquetéis deliciosos?
Hoje preparei para vocês um roteiro de dar água na boca. Venha comigo fazer um tour etílico por vários países!
Uísque – Estados Unidos
shutterstock_44301268
Diferentemente do tradicional destilado da Escócia, o uísque americano é feito com grãos de milho e envelhecido em barris de carvalho até ficar com uma cor dourada. Mas, assim como o primo escocês, a forma de consumi-lo é cowboy(puro), on the rocks (com gelo) ou em drinques.
Ginjinha – Portugal
shutterstock_154379891
A ginjinha é um licor feito com um tipo de ameixa, a ginja, de sabor mais delicado e adocicado. Em Lisboa, a bebida portuguesa pode ser tomada com ou sem um pedaço da fruta. Versões mais modernas já são feitas com amoras e cerejas.
Rum – Caribe
shutterstock_135565226
Um bom pirata nunca fica sem uma garrafa de rum! Assim como a cachaça, a bebida é um destilado à base de cana-de-açúcar, mas a diferença é que o rum é feito a partir do melaço. Alguns drinques famosos nas praias do Caribe levam rum, como mojito, piña colada e cuba libre.
shutterstock_105011834
Em minha última viagem ao Caribe, em Anguilla, pude experimentar o Junior Especial e o Hurricane Louis, drinks famosos à base de rum:
shutterstock_184320530
O Rum do Caribe, conhecido também como a “água da vida”, parece inofensivo, mas tem teor alcoólico que chega a 40%. O destilado é aromatizado com ingredientes diversos, como anis, ervas e cardamomo.
Gim – Holanda
shutterstock_112993495
O gim foi criado na Holanda no século 16 com propósitos medicinais.
É uma bebida obtida a partir de grãos, normalmente trigo ou centeio, e especiarias. Mas é o processo de pós-destilação que confere a ele suas características essenciais, como a cor, o aroma e a textura seca. O gim é a base de um dos drinques mais conhecidos do mundo, o Dry Martini.
Vodca – Rússia
shutterstock_175066085
Vodca é uma bebida tão representativa na Rússia que já ganhou até um museu, em Moscou.
1489702923_e9b619eae0
Composta por um alto teor alcoólico e de coloração transparente, a vodca deve ser apreciada fria, mas não gelada, de acordo com especialistas. E se você é amante do destilado russo, saiba que há uma forma de bebê-lo: de uma só vez, nunca bebericando.
Cerveja – Alemanha
toast-beer-570x448
Essa é fácil! Responda rápido: onde é a mais famosa festa de cerveja do mundo? Só em Munique, durante uma Oktoberfest, os visitantes chegam a consumir oito milhões de litros da bebida.
Absinto – República Tcheca
shutterstock_125813318
Cercado de mitos, o absinto, apelidado nacionalmente de Fada Verde, é considerado a bebida mais forte do mundo.Seu teor de álcool pode chegar a 70%. Foi o líquido alcoólico preferido de nomes como Oscar Wilde e Van Gogh e chegou a ser proibido no início do século 20 com a justificativa de causar alucinações.
Possui um ritual de preparação único: sobre a dose é acrescentada água gelada e um torrão de açúcar, que é lentamente diluído no líquido.
Tequila – México
Tequila-Shots
É só pensar em México que vem à mente a bebida mais famosa do país. Feita de uma planta típica, a Agave tequilana, a bebida é conhecida mundialmente e, normalmente, vem acompanhada de sal e limão. Se é um desafio tomá-la pura, tente uma margarita!
Saquê – Japão
shutterstock_41302531-600x400
Feita de arroz, a bebida é essencial nas cerimônias comemorativas, como as festas de Ano Novo, inaugurações e casamentos. Pode até ser tomada quente, aquecida em banho-maria.
Cachaça – Brasil
Caipirinha
Nossa bebida mais popular e fundamental para o drinque mais apreciado pelos gringos que visitam nosso país: a caipirinha.
A aguardente, feita da fermentação da garapa da cana-de-açúcar, tem um cheiro intenso e seu teor alcoólico pode chegar a 50%. Mas, com limão, gelo e açúcar, desce maravilhosamente bem.
Hmmm…Alguém ficou com vontade de tomar um desses drinks deliciosos? Eu fiquei!
Um abraço e até a próxima!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS À SAÚDE E COMO AUXÍLIO NA PERDA DE PESO

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS À SAÚDE E COMO AUXÍLIO NA PERDA DE PESO


 
     Diversos tipos de frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água, elementos importantes para o organismo. A quantidade diária de consumo, de acordo com especialistas, é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura. Segue uma lista com algumas frutas importantes à saúde e que ajudam na perda de peso.


1. Morango (45 calorias em 100 g):

O morango ajuda a emagrecer, pois contém calorias negativas, ou seja, o teor calórico desse alimento é menor do que a quantidade de calorias que o corpo gasta para digeri-los. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural. 100g possuem apenas 45 calorias.

2. Banana (entre 87 e 120 calorias):

Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces e sacia a fome. O numero de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de atividades físicas, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa.

3. Pera (em média 85 calorias por unidade):

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Uma pera grande tem, em média, 85 calorias. Peras assadas com canela também são ótimas sobremesas que, além de deliciosa, ajudam a emagrecer.

4. Melancia (24 calorias em 100g):

É uma fruta diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerado um alimento afrodisíaco. Ressalta-se que, 100g de melancia contêm apenas 24 calorias.
 
5. Kiwi (46 calorias em 100g):

Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, sendo rico em vitamina C, também é diurética e 100 gramas possuem apenas 46 calorias.

6. Maçã (81 calorias em 170g):

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. Uma maçã grande possui, em média, 81 calorias. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.

7. Mamão (85 calorias em 100g):

Fruta sendo rica em fibras facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. 100 g contêm, em média, 85 calorias. Uma fatia de mamão picado com um pote de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão:

É rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Um limão possui, em média, 22 calorias. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

9. Abacaxi (52 calorias em 100g):

O abacaxi ajuda a emagrecer, pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau. Recomenda-se comer uma porção de frutas a cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer de forma mais rápida. 

 









segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atemóia ou Fruta do Conde

BENEFÍCIOS DA FRUTA DO CONDE


    A fruta do conde, também conhecida como fruta-ata,pinha, anona, pinheira, atemóia ou quaresma é uma fruta deliciosa com sabor adocicado que pode ser utilizada para fazer chá, suco, para consumir ao natural,assada ou cozida. Em meados do século XVII, o governador geral do Brasil dom Diogo Luís de Oliveira, nobremente titulado como conde de Miranda, trouxe a fruta na bagagem ao desembarcar na Bahia com toda a sua família. Conde e condessa eram grandes apreciadores das pinhas e plantaram várias mudas da planta no quintal de sua residência.
Foi-se o conde mas ficou a fruta que caiu no gosto popular, tanto que no século XIX, Dom João VI trouxe ao Rio de Janeiro, um agrônomo francês especialmente encarregado de fazer plantação dessa anona em terras cariocas. Além de ser saborosa, possuir poucas calorias e ser fonte de vitaminas do complexo B, os benefícios da fruta do conde inclui, principalmente, combater a prisão de ventre porque tem fibras que ajudam a regular o intestino. 


Outros benefícios da fruta do conde podem ser: 

 a) ajudar a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura;

 b) combater o envelhecimento da pele porque tem vitamina C; c) diminuir o cansaço porque é rica em vitaminas do complexo B; e

 d) ajudar a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite. 


Bem, dessa forma começamos nossa semana dando uma dica sobre essa fruta que é um verdadeiro tesouro gastronômico, e que combina perfeitamente com vários drinks.  






quarta-feira, 24 de junho de 2015