sábado, 5 de outubro de 2013

4ª Avaliação de Espumantes no Mercado Brasileiro

Por Missão Sommelier em outubro 03, 2013
A Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis realizou no dia 01 de Outubro de 2013, na Alameda Casa Rosa, a 4ª edição da Avaliação de Espumantes no mercado Brasileiro, na categoria de R$ 40,00 a R$ 120,00. O objetivo do concurso é aprimorar o estudo da bebida e identificar produtos que apresentem uma boa relação de custo e qualidade, dentro dessa faixa de preço.
Foto: Fernando Willadino
Em vista disso, contou com duas mesas de avaliação, uma composta por integrantes da Confraria e outra técnica composta por profissionais, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas da área e convidados especiais.
Foto: Fernando Willadino
Foto: Fernando Willadino
Os três vinhos espumantes que obtiveram as melhores pontuações foram Casa Valduga Reserva Brut, Lírica Cave Hermann e Cave Geisse Blanc de Blancs. A premiação será realizada no jantar de encerramento do ano da Confraria Feminina no Champanhe de Florianópolis, em novembro deste ano.
Foto: Fernando Willadino
Desde já, o Missão Sommelier, parabeniza à confraria, pelo 10° aniversário e pelo fantástico evento realizado. Foi um prazer ter participado do jurado técnico, junto a tantos profissionais da área.
Mario R. Leonardi
 "Letônia bálsamo" Vodka recebe ouro em competição internacional em os EUA

"Letônia bálsamo" Vodka recebe ouro em competição internacional em os EUA 


Riga Preto ® vodka, o caçula de JSC "Letônia bálsamo" (LB) Vodka recebeu uma medalha de ouro na
categoria de espíritos, a concorrência internacional em os EUA "The New York World Wine e Spirits Competition". Este é o terceiro prêmio internacional, que este ano recebeu o JSC "bálsamo da Letónia" mestres criados Riga Preto vodka Vodka ®.


"a World Wine Nova York e Spirits Competition" é uma das competições mais prestigiadas da costa leste dos EUA, que está organizado, no ano duodécimo. Júri é composto por uma vasta gama de profissionais que representam os bares, clubes e segmentos de restaurantes, bebidas comerciantes e importadores, sommeliers e outros especialistas em bebidas. Várias bebidas LB-produzidos, incluindo o mais recente da Vodka LB este ano foram muito apreciados em outras exposições internacionais - "International Wines & Spirits Competition (IWSC) em Londres eo "Los Angeles International Spirits Competition 2013", em Los Angeles, com Riga Preto ® Vodka Vodka recebeu o prêmio bronze. "Submit novos produtos principais propostas globais e obter notas altas em categorias como vodka ou espíritos, onde a competição realmente é enorme, é uma grande satisfação e reconhecimento de domínio de nossos funcionários. Evidentemente, isso ajuda em relação aos nossos produtos nos mercados internacionais, bem como o conhecimento das tendências mundiais no desenvolvimento e fornecimento de determinadas categorias " , comentando sobre a experiência da concorrência internacional, diz V ALTERA Kaze, JSC "Letônia bálsamo "Comercial. no prazo de oito meses deste ano, as exportações foram enviados 59.900 litros de vodka Riga Preto Vodka. Brandy ® está sendo exportado para o Reino Unido, Israel, China, Suíça e Letônia tax-free zona. contraste, a distribuidora de bebidas SIA "conta SPI Distribuição Letónia" por 6 meses mercado interno, foram realizados 70.500 litros.







Riga Preto vodka Vodka ® foi lançado em dezembro do ano passado.Marca recém-lançado "House of Riga Preto Balsam" marca de qualidade, simbolizando o "Preto Riga Balsam" experiência mestres na criação de bebida. Vodka de alta qualidade e sabores limpas fornecer sete graus de filtração, incluindo a tecnologia de filtragem única, com carvão ativado, que incorpora íons de prata. Esta produção de vodka tecnologia "Letão bálsamo" é usado pela primeira vez.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Vodka e sua história

Ilustres camaradas de copo, como sabemos, existe uma grande discussão a respeito da produção de vodka ter se iniciado ou não na Rússia. Em razão de tal dúvida, este ébrio companheiro vem esclarecer algumas dúvidas a respeito do néctar dos Deuses admirados por muitos, degustado por milhares, seja com limão, puro, com gelo, suco, energético e etc, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Sim, a vodka…

Nascimento da Vodka
gugu dadá...
No final da década de 70 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de não mais poderem utilizar o nome vodka em suas bebidas sob o pretexto de que este nome (vodka) seria de uso exclusivo de companhias estrangeiras, uma vez que já produziam esta bebida há mais tempo.
Esta alegação se baseava em um decreto do governo russo de 26 de agosto de 1923 autorizando a produção de vodka naquele país, enquanto os outros países já a produziriam desde 1918. Entretanto, aquele decreto assinalava tão somente a permissão para a retomada da produção de vodka na Rússia, proibida desde 1917, ano da Revolução Russa, quando foi mantida a decisão dos governos czaristas de proibição de produção de bebidas alcoólicas desde 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.
Esta questão foi resolvida e as indústrias estrangeiras renunciaram ao título de inventoras da vodka. Pouco tempo depois foi a vez da Polônia alegar a descoberta e o inicio de produção da vodka. Após a publicação dos estudos realizados pelo historiador russo William V. Pokhlióbkin em seu livro História da Vodka em 1991, parece ter sido reconhecida à condição da Rússia como inventora da vodka.

Afinal, quem inventou este monumento etílico afinal?

Vodka Russa
Давайте пить водки!
No entanto, sempre permanecerá uma dúvida sobre a prioridade de um lado ou outro em uma região como o leste europeu. Esta região foi motivo de muitas lutas, conquistas e reconquistas por diferentes grupos políticos e sociais. Isto praticamente impede a identificação de um grupo étnico em particular como inventor da primeira versão da vodka.
Entretanto, “vodka” é indubitavelmente uma palavra nativa russa, cujo surgimento data do século XIV. Como bebida, o nome vodka foi reconhecido internacionalmente como um tipo de destilado.
Quando se analisam a terminologia e a cronologia, se vê que o termo “vodka” foi aplicado a produtos completamente diferentes.
O sentido atual da palavra vodka como o de uma bebida alcoólica forte é conhecido amplamente. No entanto, seu real significado em russo é simplesmente água (vodá, em russo), na forma diminutiva vodka (agüinha). Vodotchka, a outra forma diminutiva de vodá também foi associada a uma bebida alcoólica, porém sem uso comercial.
Os primeiros registros do termo vodka aparecem em dicionários publicados no final do século XIX e início do século XX já com seu significado de bebida alcoólica forte.
Supõe-se que o motivo pelo qual uma bebida alcoólica forte tenha recebido o nome de vodka (agüinha) se deva à importância que os russos davam à água proveniente de suas fontes e rios cristalinos, como base para a produção de todas as bebidas. Daí também porque outras bebidas destiladas no leste europeu terem recebido o nome de “aqua vitae” (água da vida). 1

Quem se importa quem foi o criador? Vamos brindar que tá valendo.

Vamos brindar
Um brinde certeiro a criação das Vodkas.
Por fim, não sei dizer se esse artigo poderá interessar a alguém, mas interessando ou não, já ficarei satisfeito se ao menos os leitores fizerem um brinde, ou que se empolguem e tome logo uma garrafa de vodá, Vodotchka ou como no popular vodka.
Um grande abraço!

Referências Bibliográficas:

  1. Classic Vodka – Nicholas Faith & Ian Wisniewski – 1997 – Prion Books.
  2. Little Book of Vodka Cocktails — 2000 – Ed. Hamlyn – Octopus Publishing Group Limited.
  3. The Book of Gins & Vodkas – Bob Emmons – 2000 – Ed. Open Court Publishing Company.
  4. The Vodka Companion – A Connoisseur’s Guide – Desmond Begg – 1998 – Running Press.
  5. Uma História da Vodca – W.V. Pokhlióbkin – 1995 – Ed. Ática.
  6. Vodka – Robert Von Goeben & Bill Milne – 1999 – Friedman/Fairfax Publishers.
  7. Vodkas of the World – Gilbert Delos – 1998 – Wellfleet Press.
  8. Vodka – Discovering, Exploring, Enjoying – Ian Wisniewski – 2003 – Ryland Peters & Small.

20 drinks pra você beber antes de morrer

Lista de drinks

Não é lá muito bem essa coisas de antes de morrer, etc. Mas é uma amostra de drinks fodásticos que você pode fazer em casa. Cada imagem do drink vem com o copo adequado, as proporções dos ingredientes, etc. Existem uns drinks que não são comuns, mas tudo bem, vamos coloca-los aqui do mesmo jeito, é bom que caso vocês não conheçam, ficam apresentados nesse momento ;)
Vamos aos drinks.

Drink Alexander

Drink Alexander
Clássico, já fizemos a receita do drink Alexander aqui no Papo de Bar.

Drink Bloody Mary

Drink Blood Mary
Bom, não gosto nem um pouco desse drink, portanto não colocaria na minha lista, mas como é um grande clássico, vale entrar na lista.

Drink Daquiri

Drink Daiquiri
Também já fizemos esse belo drink chamado Daiquiri aqui no Papo de Bar. Vindo de Cuba, com um belo visual, uma bela história, merece estar na lista.

Drink Gimlet

Drink Gimlet
Ainda não fizemos por aqui, mas parece ser bem interessante.

Drink Gin Tônica

Drink Gin Tonica
Clássico também, muito pedido pelas mulheres.

Drink Harvey Wallbanger

Drink Harvey Wallbanger
Outro que ainda não tinha ouvido falar, mas me parece bem interessante também.

Drink Ice Pick

Drink Ice Pick
Estava me parecendo um outro drink, mas vendo todos os ingredientes percebi que não é. Não deve ser ruim, principalmente para aqueles que gostam de Ice Tea.

Drink Joey’s

Drink Joeys
Parece uma variação de drinks famosos, ainda não provei este também não, mas já bebi algo parecido, de repente com outro nome.

Drink John Collins

Drink John Collins
Outro que ainda não experimentei e pelos ingredientes me parece sagaz.

Drink Long Island Ice Tea

Drink Long Island
Já postamos esse clássico Long Island Ice Tea aqui no Papo de Bar também. Uma mistura bem louca com diversas bebidas, mas é bem saboroso.

Drink Margarita

Drink Margarita
Um clássico que com certeza tem que estar nessa lista. Já escrevemos sobre o Margarita aqui no Papo de Bar, drink adorado pelas mulheres, principalmente por levar tequila, bebida que elas deliram. Só achei que pecaram no copo utilizado, que na verdade tem que ser uma taça estilo Coquetel e nesse desenho me pareceu um On-the-rocks.

Drink Mint Julep

Drink Mint Julep
Esse também não lembro de ter bebido, mas por ter whisky me interessou.

Drink Pina Colada

Drink Pina Colada
Um clássico, meio mulherzinha. Já postamos aqui no Papo de Bar o drink Pina Colada, inclusive com suas músicas criadas por diversos artistas.

Drink Pussee Cafe

Drink Pussee Cafe
Praticamente um arco-íris essa budega de drink, bizarro. Fiquei até curioso pra saber o gosto disso ae. Entrou na fila da produção de drinks que recomeçaremos.

Drink Rum Cola

Drink Rum Cola
Bom, Rum & Cola é o cacete, o nome desse drink aqui é Cuba Libre, que inclusive já falamos sobre ele por aqui, contando sua história, etc. Vale entrar na lista, um grande clássico.

Drink Screw Driver

Drink Screwdriver
O famoso drink que era feito por caminhoneiros, mecânicos toscos e ogros, que misturavam o suco de laranja com vodka de forma bem ogra, com a chave de fenda que estava perto deles. Já falamos sobre o drink Screw Driver aqui no Papo de Bar também.

Drink Star & Stripes

Drink Star Stripes
Creme de Yvette, que porra é essa? Ivete Sangalo que inventou essa merda? Mais um drink que ainda não ouvi falar, de repente pelo nome dado aqui. Alguém já ouviu falar desse? É bom?

Drink Tequila Sunrise

Drink Tequila Sunrise
Falou em tequila a mulherada já fica frenética. Um grande clássico com tequila e grenadine, já falamos sobre o Tequila Sunrise aqui no Papo de Bar também. Saboroso, bem docinho, mas eu acho enjoativo.

Drink White Russian

Drink White Russian
Esse ainda não falamos também, mas está na nossa lista de espera para o retorno dos drinks. Grande clássico.

Drink Zombie

Drink Zombie
Uma mistureba bizarra. Ainda não tinha ouvido falar desse drink aí não, deve ser do seriado The Walking Dead, sei lá. Bizarro, mas confesso que fiquei curioso.

Finalizando

Nesse esquema já falamos por aqui como fazer seus drinks de forma perfeita, parece no mesmo estilo que esse, mesmo esquema visual, dividindo os ingredientes, etc.
Eu achei que ficou faltando o Mojito, dentre outros e vocês, qual drink que ficou faltando?

domingo, 23 de junho de 2013

Quentão de vinho para curti o São João

INGREDIENTES

  • 2 l de vinho tinto suave
  • 1 copo de água 200 ml
  • Meio copo de cachaça
  • 1 1/2 copo de açúcar
  • 2 pauzinhos de canela
  • 12 cravos (ou a gosto)
  • 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto)


MODO DE PREPARO

  1. Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela
  2. Depois que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos
  3. Está pronto é só servir
  4. Tomar a bebida quente

segunda-feira, 3 de junho de 2013

How to make A Bob Marley Drink? Que tal.

Ice Bar Copenhagen

Oasis Oxygen Bar Events

Denominações para o profissional do Bar

Barman clássico 

Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, "pubs", "piano bar's" e navios de cruzeiro.

Barman contemporâneo (mixólogo ou mixologista) 

Esse profissional geralmente começa na profissão como barback, auxiliando o barman a abrir garrafas e repondo o gelo quando é preciso. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento sobre as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com ciência ingredientes inusitados. No Brasil são geralmente contratados por empresas fabricantes de bebidas para elaborar novos flavors, criar novas tendências de consumo e ministrar cursos. Vestem-se de maneira a divulgar a marca para qual atuam.

Bartender free style 

O bartender free-style atua de forma dinâmica. Hoje em dia, esse profissional treina malabarismopirofagiaacrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos. Seu conhecimento em coquetelaria é suficiente para o perfil de eventos em que atua. Costumam improvisar muito bem, e suas misturas são inusitadas combinações de "sodas" com bebidas destiladas, que decoram com gelo-seco ou sticks de neon, provocando uma agradável impacto visual aos eventos. Procuram servir de forma ágil e dinâmicas as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinasbandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente como free-lancers em boates, baladas, shows, raves, casas noturnas, nightclubs, agências e eventos em geral.

Nightclub bartender 

Assim como ja foi dito anteriormente, Nightclub Bartender é simplesmente aquele Barman que se dedica ao trabalho em Baladas (Nightclubs), Eventos (Open-Bar, Lounge e outros) e Grandes eventos (Shows, Raves e outros).Esse tipo de trabalho envolve sobretudo a agilidade do trabalho dentro do Bar, baseando-se sempre em um mise-en-place de qualidade, onde o Chefe de Bar normalmente irá organizar o ambiente de trabalho e disponibilizar todos os produtos que serão vendidos e servidos ao longo da festa.


Fonte: Wikipédia